por rafaEL » 07 Dez 2009 22:00
Chaverim, talvez o meu intuito passou despercebido, a minha indagação é: Até que ponto a pronuncia é o valor total ???
Existe importância sim na pronúncia, mas até que ponto posso dizer que Jesus seje errado, ou que Yeshua é incompleto, ou que seje yehoshua ou yahushua ???
Talvez eu devo abandonar os principios inconstantes e prosseguir à um alimento mais conciso, vejo hoje em dia muitas pessoas defendendo as mais variadas formas de pronuncia, porém eu lanço algumas perguntas :
Se o nome jesus é efetivo, como que aICAR impôs que muitos yehudim fossem batizados neste nome, e que então a finalidade salvífica fosse concluida ??
Ora, estaria hasatan forçando muitos yehudim e lo-yehudim à se salvarem ??? Muito Estranho ...
Mais conturbante também é estes que defendem as mais variadas formas de pronuncia, ora vejam que a maioria deles criam os seus próprios zébraicos, trocam sinais diacríticos e até letras a livre-prazer e vivem em uma loucura !
1. Yehoshua e Yeshua
Pode ser dito que uma é a forma da outra, porém plena... Mas, Yeshua pode também ser um nome a parte ...
Como diz Em Bereshit , Yaakov abençoando seus filhos : לישועתך קויתי יי ( TUa Salvação ( Yeshua ) eu espero ó Eterno )
Portanto o que dizem que Yeshua é derivado do aramaico, não viram não ...
Mas o pior é defender uma pronuncia com veemencia e ainda escreve-la errada, ora Yeshua não existe, se a forma correta de translitera-la soa esta pronuncia, então em portugues deve ser escrito Yexua, e Yehoshua, Yerroxua ...
2. Yahushua
Parece convincente, até porque O Nome é parecido com a forma Yahushua e Yahudah ( No meu parecer ), porém não encontra-se apoio nos massoretas, e aonde então irá encontrar apoio?? "No meu parecer"??? Que confiança posso passar??? Se eu ignra os massoretas, então posso desaprender ou me desenscentivar o aprendizado do Ivrit, que depende dos massoretas para a sua compreensão e pronuncia ...
Fora o Ayine que esse povo tudo nem sabe pronunciar ... E fica batendo em ferro com esse negócio de Pronuncia Perfeita.
Algum comentário ???
Shalom !!