Massorah

Fórum destinado à Lashon haKodesh. Textos bíblicos, dicas, links, etc

Massorah

Mensagempor rafaEL » 24 Nov 2009 23:54

Massorah, sim dentre 3 sistemas diacríticos de anotação quanto as vogais no texto das Escrituras, foi escolhido e aclamado apenas 1, que hà mais de 1200 anos vem sendo utilizado e formalizado dentro do Ivrit

Bom, sabemos que Algo é Lashon Haqodesh e algo é o Ivrit como idioma passível de transformações... OK

Algo que é envolvido em mistater é HaShem, como diz em yeshayahu EL MISTATER ( 45 15 )

Acerca do Nome DO Eterno os massoretas colocaram as vogais de Adonay... POR QUE??? Se quisessem esconder O Nome, por que não deixaram sem vogais grafadas ??? Não seria mais facil??? Muito Estranho...

Todos os nomes que contêm partes dO Nome Do Eterno quando esta parte se encontra no começo, são grafadas como YEHO-, e quando no final, -YAHU, OK, então por que a Peshitta discorda grafando Yahoshafat ao invés de Yehoshafat ??? Estranho ...

Afinal, chaverim, o que voces acham sobre estas omissões ????

SHALOM !
rafaEL
Membro
Membro

Data de registro: 17 Set 2008 00:02

Re: Massorah

Mensagempor rafaEL » 07 Dez 2009 22:00

Chaverim, talvez o meu intuito passou despercebido, a minha indagação é: Até que ponto a pronuncia é o valor total ???

Existe importância sim na pronúncia, mas até que ponto posso dizer que Jesus seje errado, ou que Yeshua é incompleto, ou que seje yehoshua ou yahushua ???

Talvez eu devo abandonar os principios inconstantes e prosseguir à um alimento mais conciso, vejo hoje em dia muitas pessoas defendendo as mais variadas formas de pronuncia, porém eu lanço algumas perguntas :

Se o nome jesus é efetivo, como que aICAR impôs que muitos yehudim fossem batizados neste nome, e que então a finalidade salvífica fosse concluida ??

Ora, estaria hasatan forçando muitos yehudim e lo-yehudim à se salvarem ??? Muito Estranho ...

Mais conturbante também é estes que defendem as mais variadas formas de pronuncia, ora vejam que a maioria deles criam os seus próprios zébraicos, trocam sinais diacríticos e até letras a livre-prazer e vivem em uma loucura !

1. Yehoshua e Yeshua

Pode ser dito que uma é a forma da outra, porém plena... Mas, Yeshua pode também ser um nome a parte ...

Como diz Em Bereshit , Yaakov abençoando seus filhos : לישועתך קויתי יי ( TUa Salvação ( Yeshua ) eu espero ó Eterno )

Portanto o que dizem que Yeshua é derivado do aramaico, não viram não ...

Mas o pior é defender uma pronuncia com veemencia e ainda escreve-la errada, ora Yeshua não existe, se a forma correta de translitera-la soa esta pronuncia, então em portugues deve ser escrito Yexua, e Yehoshua, Yerroxua ...

2. Yahushua
Parece convincente, até porque O Nome é parecido com a forma Yahushua e Yahudah ( No meu parecer ), porém não encontra-se apoio nos massoretas, e aonde então irá encontrar apoio?? "No meu parecer"??? Que confiança posso passar??? Se eu ignra os massoretas, então posso desaprender ou me desenscentivar o aprendizado do Ivrit, que depende dos massoretas para a sua compreensão e pronuncia ...

Fora o Ayine que esse povo tudo nem sabe pronunciar ... E fica batendo em ferro com esse negócio de Pronuncia Perfeita.

Algum comentário ???

Shalom !!
rafaEL
Membro
Membro

Mensagempor rafaEL » 07 Dez 2009 22:05

Hoje vejo que isto remete à seguinte situação :

Quando anunciamos Yeshua aos goyim, a Torah, HaElohei Israel, confundem tudo com islamismo e vice-versa, porém a questão que eu vejo com muito mais eficiência é os nascer espontâneo e não-incitado no coração de muitos goyim, e muitos yehudim aceitando a Mashiach.

Se o JM es~tá crescendo, não foi por razões de natureza humana, não foi com barulho, nem com amolação aos evangélicos, mais foi algo fora destas limitações.

O que corre muito perigo é isto querer vira uma onda de messingelismo, e aderir o Judaismo aos conceitos evangélicos ( Pior do que cerveja com café *)) ), então deixando a ironia a parte, é preciso separar o JM de tudo estas questões malucas ai ...

Shalom !
rafaEL
Membro
Membro

Mensagempor Magno » 15 Mar 2010 23:34

Esta certo quando diz que a grafia Yeshua não é adequada ao português, não existe este digrafo em nossa língua, o correto seria Iechua ou mesmo Iexua. Mas isto não muda muita coisa visto que fazemos assim por simples uso comum, do alemão neste caso, assim como comumente usamos o ch, também do alemão - apesar que vemos outras grafias como do inglês kh.

Esta discussão sobre a importancia do nome já foi discutida aqui e em outros lugares. Em tempo: a importância torna-se relativa ao objetivo.

Shalom.
לא הרום ולא העמק ולא כל בריה יוכלו להפרידנו מאהבת האלהים אשר היא במשיח ישוע אדונינו
Magno
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Data de registro: 13 Out 2001 22:00

Retornar para Hebraico